O Grupo de Biotecnologia Molecular do IFSC/USP procura candidatos para bolsas de Doutorado Direto, Doutorado e Mestrado, interessados em desenvolver trabalhos nas áreas de Biologia Estrutural, Biotecnologia Molecular e Biofísica. Há oportunidades em dois projetos do grupo.

O primeiro projeto visa compreender as bases moleculares da hidrólise enzimática de polissacarídeos de parede celular de plantas e suas aplicações em biotecnologia de etanol de segunda geração, pró- e pré-bióticos e materiais renováveis. Esta oportunidade está vinculada ao Projeto Temático “Estudos Estruturais e Funcionais de Enzimas que Participam na Síntese e Degradação de Carboidratos Complexos” sob coordenação do Prof. Igor Polikarpov (IFSC-USP) e será executada em colaboração com as Universidades de Cambridge e de Bath (UK) e a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU).

Os alunos com bom histórico de graduação e conhecimento de técnicas de Biologia Molecular (clonagem e expressão de proteínas) e/ou Biofísica/Bioquímica devem aplicar para essa oportunidade enviando o currículo de graduação e uma pequena carta de manifestação de interesse para o e-mail: ipolikarpov@ifsc.usp.br (Prof. Igor Polikarpov).

A segunda oportunidade visa a descoberta de novos pró-farmácos explorando as vias de biossíntese das vitaminas B1/B6 dos agentes patogênicos humanos Plasmodium falciparum, o parasita responsável por causar a malária severa, e a bactéria mutiresistente Staphylococcus aureus MRSA. Neste projeto, algumas enzimas envolvidas na síntese destas vitaminas serão estudadas através de técnicas de biologia estrutural, incluindo a cristalografia de proteínas. Este projeto será desenvolvido em conjunto com o professor Carsten Wrenger do ICB/USP e conta com a colaboração de instituições alemãs de pesquisa.

Para este projeto há oportunidades de bolsas para doutorado e pós-doutorado. Os interessados em participar deste projeto de pesquisa podem se manifestar através de e-mail para o Prof. Alessandro Nascimento (asnascimento@ifsc.usp.br), manifestando suas experiências prévias e histórico escolar.