Auxílios e Bolsas

PROGRAMA DE APOIO À REALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS VOLTADOS À GRADUAÇÃO (PRÓ-EVE)

O Programa de Apoio a Realização e Participação em Eventos voltados à Graduação – Pró-Eve tem como objetivo estimular o engajamento dos estudantes em atividades extracurriculares que auxiliem sua formação integral.
NOVAS REGRAS

-Temporariamente suspenso-


PROGRAMA DE ESTÍMULO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO (PEEG)


Com o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.

Para maiores informações consulte a página da Pró-Reitoria de Graduação:
http://www.prg.usp.br



PROGRAMA DE TUTORIA CIENTÍFICO-ACADÊMICA


O Programa de Tutoria Científico-Acadêmica é parte da política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na Universidade de São Paulo.
O Programa, portanto, visa a incentivar os alunos ingressantes a investirem na aquisição do conhecimento dos elementos básicos necessários para a elaboração e execução de projetos de pesquisa, a fim de qualificá-los para que possam realizar, em seguida, seus programas de iniciação científica.

-Temporariamente suspenso-



PROGRAMA PRÓ-ALUNO


O Programa foi criado em 1994 com o objetivo de prover os alunos de graduação das Unidades da USP de recursos básicos de informática, tanto de hardware como de software, para uso exclusivo nas suas atividades de graduação e se configurou como uma possibilidade de ampliar o contato dos alunos de graduação com a informática, de forma a complementar sua formação e melhor prepará-los para sua vida profissional futura.

Para maiores informações consulte a página da Pró-Reitoria de Graduação:
http://www.prg.usp.br



PROGRAMA APRENDER COM EXTENSÃO

O Programa APRENDER COM CULTURA E EXTENSÃO integra a Política de apoio à permanência e formação estudantil da Universidade de São Paulo.
A finalidade do Programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio das atividades do corpo discente em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe-se, assim, a apoiar projetos desta natureza em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extra‐universidade.
Os projetos deverão apontar sua relação com as finalidades acadêmicas do curso ao qual o aluno se encontra vinculado e com as metas da Unidade para o desenvolvimento da cultura e extensão universitária, na sua articulação com o ensino e a pesquisa.

Para maiores informações consulte a página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão:
http://www.prceu.usp.br/



PROGRAMA ENSINAR COM PESQUISA

O Programa ENSINAR COM PESQUISA é parte da política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio, à permanência e à formação estudantil na Universidade de São Paulo.

A finalidade do Programa é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento no campo do ensino de graduação e investir no desenvolvimento das competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa.
Propõe-se a apoiar, por meio de bolsas, projetos de iniciação científica que tenham como foco o ensino de graduação na USP e que abordem temáticas voltadas para os desafios do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação.

Para maiores informações consulte a página da Pró-Reitoria de Graduação:
http://www.prg.usp.br



PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/ USP


A Pró-Reitoria de Pesquisa administra o Programa de Iniciação Científica/ USP destinado aos alunos de graduação. Este programa tem por objetivo promover desenvolvimento da Pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio deve reger as atividades de Iniciação Científica, é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional.
Há três modalidades: CNPQ/PIBIC, RUSP e Santander.

Para maiores informações consulte a página da Pró-Reitoria de Pesquisa:
http://www.usp.br/prp/



PIBITI

O PIBITI foi criado pelo CNPq, no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.
Os objetivos do Programa são: Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Para maiores informações consulte a página da Pró-Reitoria de Pesquisa:
http://www.usp.br/prp/