Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia

www.nanomedicina.com.br

O Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano) desenvolve projetos de pesquisa interdisciplinar, em colaboração com grupos de nosso Instituto e de outras instituições nacionais e internacionais.

Dentre as áreas de atuação, ressaltamos que o GNano é um dos grupos pioneiros no Brasil no estudo e desenvolvimento de novos nanomateriais para aplicação em Medicina, especialmente no Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Doenças Infecciosas e Cardiovasculares, numa área denominada Nanomedicina. Estes estudos são sempre complementados por estudos de Nanotoxicologia, buscando-se avaliar o impacto do uso de nanomateriais na saúde humana e meio ambiente. O grupo atua ainda na aplicação de nanotecnologia como ferramenta de inovação para o Agronegócio.

Áreas de atuação: Síntese e caracterização de nanopartículas (metálicas, poliméricas e cerâmicas), nanorods e grafenos; Funcionalização de nanomateriais (nanopartículas, grafenos, nanorods, nanotubos e nanofibras) com biomoléculas de interesse, incluindo proteínas, enzimas, anticorpos e DNA, na fabricação de nanobiocompósitos; Processamento e caracterização de nanobiocompósitos; Aplicação de nanomateriais em terapia (drug delivery, hyper e foto-termia) e no diagnóstico de câncer e outras doenças de interesse; Fabricação de biossensores e sensores para detecção de DNA (genossensores); Biologia molecular e celular relacionadas aos estudos de toxicidade de nanomateriais in vitro, entre outras; Aplicações da Nanotecnologia no Agronegócio.

Docentes Ramal