Informação e prevenção - H1N1
voltar

A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, do IFSC, no âmbito de suas atribuições, vem através deste trazer informações importantes com relação a gripe A ou influenza A, que é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Este vírus é uma combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína.

O período de incubação varia entre 3 e 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Os sintomas provocados pelo vírus H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais, a pessoa que apresentar febre alta, acima de 380C, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência (falta de apetite). Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia.

A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados aos benefícios que pode trazer a prevenção de uma doença com graves complicações.

É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes aos medicamentos disponíveis.

Medidas simples para prevenção:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
- Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequado, seguindo todas as orientações médicas inclusive quanto a permanecer em casa quando determinado pelo médico.

Agradecemos a colaboração de todos, cientes de que desta forma estaremos todos unidos pelo bem estar de nossa comunidade.

Fonte: GRIPE H1N1. Disponivel em: <http://drauziovarella.com.br/letras/g/gripe-h1n1>
INFLUENZA A H1N1. Disponivel em: <http://www.saosebastiao.sp.gov.br/finaltemp/images/topo_influenzaA_comoprevenir.jpg>