São Carlos recebe evento no próximo sábado (22)
voltar
Qua, 19 de Abril de 2017 09:55

"Marcha pela Ciência"

marcha-200Professores, cientistas, pesquisadores e restante sociedade de São Carlos irão participar do evento mundial "Marcha pela Ciência", que ocorrerá no próximo sábado (22/04).

Em São Carlos, o evento inicia-se às 10h:30, na Praça dos Universitários, à rua Miguel Petroni, ao lado da USP. A manifestação em São Carlos foi idealizada pelos professores do Instituto de Física de São Carlos-IFSC, Vanderlei Bagnato e Glaucius Oliva.

O evento, a nível mundial, teve início nos Estados Unidos e está sendo organizado por cientistas e entusiastas em diversos países. No Brasil, a SBPC divulgou uma carta de sua presidente, Helena Nader, convocando toda a comunidade científica a participar da Marcha. Na carta, Nader reitera que este é um evento mundial, que tem como objetivo chamar a atenção de estudantes, professores, pesquisadores, governantes e tomadores de decisão, bem como toda a sociedade, sobre a necessidade de apoiar e preservar as instituições e a comunidade científica de todo o planeta.

"Esse apoio torna-se fundamental em um momento em que a atividade científica para o bem de todos sofre várias ameaças, como mudanças em políticas públicas, redução e desvio de verbas e financiamentos públicos, partidarização política da ciência e, o que mais assusta, a tomada de decisões políticas que não levam em consideração as evidências científicas", destaca Nader, na carta. "Esperamos, ainda, que as sociedades científicas também convidem seus associados e amigos a participar do evento, que deverá dar início a um grande movimento planetário pela ciência como um bem comum de toda a humanidade", conclui.

Além de destacar a integração desta ação com a Marcha pela Ciência internacional e seus propósitos, a atividade terá o mote "Conhecimento sem cortes", com o objetivo de denunciar e criticar os enormes cortes que ocorreram nos recursos para a Ciência e Tecnologia e também em outras áreas como educação, meio ambiente, cultura etc.

Todas as atividades da "Marcha da Ciência", no Brasil, bem como os contatos dos organizadores nas diversas instituições e cidades e outras informações estarão sendo noticiadas no grupo do Facebook "Marcha pela Ciência no Brasil".

Em São Carlos o link do Facebook é https://www.facebook.com/marchapelacienciasaocarlos/

Mais informações, com Sebastião Pratavieira, na página do Facebook "Marcha pela Ciência São Carlos" ou com Wilma Barrionuevo pelo email wilma@ifsc.usp.br. Participe!!!

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP