Grupo de Filmes Finos

lff.webgrupos.com.br

Desde sua criação em 1999 o Laboratório de Filmes Finos (LFF) tem se dedicado à pesquisa de novos materiais com possíveis aplicações na moderna indústria micro-eletrônica. Com este propósito, o LFF investiga compostos semicondutores e dielétricos, de estrutura amorfa ou (micro-)cristalina, preparados sob a forma de filmes finos.

Como parte fundamental de suas atividades, e para uma compreensão detalhada dos diferentes fenômenos físico-químicos existentes nestes compostos, o LFF emprega as mais variadas técnicas experimentais tais como: espectroscopia óptica (emissão e absorção de luz, espalhamento Raman), espectroscopia de foto-elétrons (XPS, XAES e UPS), técnicas de microscopia (óptica, eletrônica e de força atômica), difração de raios-x, transporte eletrônico, ressonância magnética, etc.

Para o desenvolvimento de suas pesquisas, o LFF conta com facilidades tanto para o preparo quanto para a caracterização de compostos à base de Si, Ge, GaAs, e nitretos diversos (SiN, GeN, GaAsN, AlN, etc.), além de colaborações com vários laboratórios nacionais (USP- São Paulo, UNICAMP, PUC- RJ) e internacionais (Paul-Drude Institute- Berlim, University of Erlangen- Nuremberg, Los Alamos National Laboratory).

Dentre as linhas de pesquisa atualmente conduzidas no LFF destacam-se: ciência e tecnologia de semicondutores de estrutura amorfa ou (micro)cristalina (processos ópticos, eletrônicos, confecção de dispositivos etc.), mecanismos de cristalização induzida (por radiação laser, por processos químicos, por corrente elétrica etc.), síntese e caracterização de compostos luminescentes à base de íons lantanídeos e/ou metais de transição, produção e investigação de padrões microestruturados etc.

Docentes Ramal
Antonio Ricardo Zanatta739802