Grupo de Semicondutores
voltar

O transporte quântico é investigado em sistemas eletrônicos randômicos formados em super-redes GaAs/AlGaAs artificialmente desordenadas, crescidas por epitáxia de feixes moleculares. Exploramos efeitos de localização e da coerência de elétrons e processos da interferência quântica na presença da transição metal-isolante.

Utilizamos as técnicas de espectroscopia de espalhamento Raman de excitações coletivas, magneto-transporte e espectroscopia de fotoluminescência. Também, são estudadas propriedades estruturais, opto-eletrônicas e ópticas de poços, fios e pontos quânticos, bem como suas aplicações em dispositivos opto-eletrônicos.

Além disso, estudam-se as propriedades fotofísicas relacionadas aos processos radiativos em materiais semicondutores inorgânicos e orgânicos da baixa dimensionalidade. Estudo teórico é focalizado em cálculos computacionais relacionados à estrutura eletrônica e propriedades quânticas de nano-estruturas semicondutoras. Usando técnicas baseadas em primeiros princípios determinamos as propriedades de transporte de elétrons e buracos em sistemas de baixa dimensionalidade. São realizados estudos dos efeitos de interação elétron-elétron e elétron-fônon, excitações coletivas e efeito de correlação em sistemas bidimensionais e unidimensionais.

 

Docentes Ramal
Iouri Poussep738076

Funcionários Ramal
Carlos Alberto de Souza739812
Haroldo Arakaki739812