logo_pg
logo_janus

Bolsas de Estudo

O Programa de Pós-Graduação em Física do IFSC/USP concede bolsas de estudo para os alunos classificados nos processos seletivos que ocorre duas vezes ao ano. Os principais órgãos financiadores usuais são: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cada um desses órgãos concede bolsas para estudantes de Pós-Graduação em níveis de mestrado e doutorado. A duração, remuneração, prazos, direitos e obrigações associados a essas bolsas são definidos unicamente por estes órgãos, sendo estes itens informados aos alunos no ato da assinatura dos Termos de Outorga da Bolsa, e administrados pelo Setor Financeiro exclusivamente associado ao Serviço de Pós-Graduação do IFSC/USP.

FAPESP

MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

As bolsas devem ser solicitadas diretamente à FAPESP, através de um projeto encaminhado pelo orientador.

Endereço:
Rua Pio XI, 1500
05468-901 - Lapa - São Paulo
Fone 3838-4000

CNPqCAPES

MESTRADO E DOUTORADO

Estas bolsas são solicitadas à Comissão de Pós-Graduação do IFSC/USP no ato da inscrição do processo seletivo, em concordância com o orientador. No caso do CNPq, as bolsas também podem ser solicitadas diretamente, através de um projeto encaminhado pelo orientador.