RAMAN-Witec-ALPHA-300R

RAMAN-Witec-ALPHA-300R

Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA) – IFSC – USP – Área 2

Comitê Gestor
  • Prof. Dr. Valmor Roberto Mastelaro
  • Prof. Dr. Renato Vitalino Gonçalves
  • Dra. Maria Inês Basso Bernardi
Comitê de Usuários
  • Prof. Dr. Antonio Ricardo Zanatta – IFSC/USP
  • Prof. Dr. Javier Alcides Ellena – IFSC/USP
  • Prof. Emerson Camargo – DQ/UFSCar

Equipamento

Espectrometro Raman contendo tres diferentes lasers (vermelho, verde e azul) para caracterização estrutural de materiais orgânicos e inorgânicos.

Plano de Gestão de Uso

Localização: Laboratório de Medidas Ópticas e Espectroscopia – Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NACa) – FCM-IFSC-USP.
Procedimentos para utilização: O pesquisador requisitante de um serviço fará a solicitação, através do site do laboratório (https://www.ifsc.usp.br/raman-alpha-300r) preenchendo o formulário específico. O mesmo portal de acesso apresentará as condições necessárias das amostras para serem caracterizadas e os valores das taxas de serviços. A cobrança das taxas será realizada através da Fundação para apoio da Física e da Química (FAFQ).
Critérios: As amostras para serem analisadas deverão ser estáveis quimicamente a temperatura ambiente. AS amostras deverão estar no estado sólido.

Taxas de Serviço e Agendamento

Agendamento: O preenchimento da agenda será realizado conforme o recebimento das solicitações de serviço, priorizando os grupos de pesquisa associados e colaboradores. Um calendário com a ocupação da agenda para o equipamento será disponibilizado no site de acesso ao serviço.
Despesa com consumíveis: O equipamento não faz uso de consumiveis.
Taxas:
Serão cobradas taxas de utilização por hora de equipamento. Em uma hora, é possivel obter o espectro Raman de varias amostras. Estipulamos um valor de R$150,00 Reais/hora para Universidades e centros de pesquisa publicos e R$300,00 para empresas privadas.
As taxas de serviço, aprovadas pelo comitê gestor, serão utilizadas para a operação e manutenção do equipamento. Esses valores serão cobrados através da FUNDAÇÃO DE APOIO À FÍSICA E A QUÍMICA que é associada ao IFSC-USP.

Referências

Os trabalhos publicados a partir das análises realizadas deverão necessariamente fazer menção ao projeto de pesquisa que financiou a compra do equipamento, projeto FAPESP No. 2013/07296-2.