XPS-OMICRON

XPS-OMICRON

Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA) – IFSC – USP – Área 2

Comitê Gestor
  • Prof. Dr. Valmor Roberto Mastelaro
  • Prof. Dr. Renato Vitalino Gonçalves
  • Dra. Maria Inês Basso Bernardi
Comitê de Usuários
  • Prof. Fabio H. Barros de Lima – IQSC/USP
  • Prof. Paulo Noronha Lisboa Filho – UNESP Bauru
  • Prof. Gregório Faria – IFSC/USP

Equipamento

A espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS) é uma técnica avançada para a análise das propriedades eletrônicas de superfície de materiais sólidos. O espectrômetro de raios-X modelo – Scienta-Omicron ESCA + é equipado com monocromador, fonte de raios X Al Kα (hν = 1486,6 eV), analisador hemisfério de alto desempenho (EAC-2000) e uma fonte de elétrons de baixa energia para remover o efeito de carregamento de cargas na superfície de materiais isolantes.

Plano de Gestão de Uso

Localização: Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NACa) – FCM-IFSC-USP.
Procedimentos para utilização: O pesquisador requisitante de um serviço fará a solicitação, através do formulário disponível neste site.
Solicitação de uso do equipamento: A solicitação de uso do equipamento é realizada exclusivamente via preenchimento do formulário eletrônico. Por favor, preencha todos os campos do formulário para que seja possível avaliar a viabilidade da realização das medidas. Após o envio do formulário, o comitê de gestão analisará a viabilidade da realização das medidas e entrará em contato com o usuário.
Critérios: As amostras para serem analisadas deverão ser estáveis quimicamente a temperatura ambiente e ultra-alto vácuo (10-10 torr).

Taxas de Serviço e Agendamento

Agendamento: O preenchimento da agenda será realizado conforme o recebimento das solicitações de serviço, priorizando os grupos de pesquisa associados e colaboradores.
Despesa com consumíveis: O equipamento não faz uso de consumiveis.
Taxas de serviço:
Serão cobradas taxas de utilização por amostra a ser analisada. Valores: R$150,00 reais por amostra para Universidades e centros de pesquisa públicos e R$300,00 para empresas privadas.
As taxas de serviço, aprovadas pelo comitê gestor, serão utilizadas para a operação e manutenção do equipamento. Esses valores serão cobrados através da FUNDAÇÃO DE APOIO À FÍSICA E A QUÍMICA que é associada ao IFSC-USP.

Referências

Os trabalhos publicados a partir das análises realizadas deverão necessariamente fazer menção ao projeto de pesquisa que financiou a compra do equipamento, projeto FAPESP No. 2013/07296-2.