18 de janeiro de 2018

Ações mais relevantes executadas pelo ScInfor em 2017

O ScInfor do IFSC é responsável pela infraestrutura de informática de todo o Instituto nas áreas 1 e 2 do campus de São Carlos, é composto por 7 funcionários, e têm as seguintes atribuições como responsabilidades principais:

• Rede cabeada e WiFi (rede sem fio).
  • Sistemas Intranet.
  • Suporte aos usuários de microinformática.
  • Servidores computacionais.
  • Especificação técnica para aquisição de computadores e impressoras.
  • Cluster.
  • Telefonia (ramais USP).
  • Instalação de programas (software) científicos.
  • Substituição de baterias de no-breaks.
  • Câmeras de vigilância.
  • Catracas de acesso aos prédios IFSC.
  • Suporte ao audiovisual do auditório Prof. Sérgio Mascarenhas.
  • Suporte aos sistemas de videoconferência.

Durante o ano de 2017 as ações mais relevantes executadas pela equipe foram:

• Lançamento do novo “Portal IFSC” e de vários subsites do IFSC, como Graduação, Pós-Graduação, CRInt, CPq, CCEx, CGQP.
  • Atendimento de 3.079 requisições de serviço. (servicos.ifsc.usp.br)
  • Adequação de 80 pontos de rede nos laboratórios, salas de docentes, pesquisadores e alunos na Área 2.
  • Administração do projeto de rede do prédio do CIERMAg na Área 2, onde foram instalados 162 pontos de rede.
  • Expansão da rede nos novos laboratórios dos grupos de Polímeros, Fotônica, Física Teórica e Óptica, totalizando 168 pontos de rede.
  • Expansão da rede nas 3 salas do diretório de alunos do IFSC no LEF onde foram instalados 20 pontos de rede.
  • Total de 420 pontos de rede adicionados à rede cabeada do IFSC, totalizando 5.266 pontos de rede distribuídos entre 19 salas de distribuição de rede em todos os prédios do IFSC.
  • Ampliação da rede WiFi, contando atualmente com 79 access points.
  • Instalação de 14 videofones.
  • Interconexão do cabeamento telefônico entre 4 salas de distribuição de rede para expansão do alcance de sub-ramais (PABX) nos grupos de pesquisa.
  • Gerenciamento de 36 servidores computacionais, físicos e VM’s (máquinas virtuais).
  • 1.666 equipamentos conectados à Internet.
  • Desenvolvimento de um novo sistema que coleta informações do Portal IFSC e de outros sistemas Intranet para exibição dessas informações em televisões instaladas nos halls de entrada do IFSC nos prédios da Área 1.
  • Instalação de 2 acionadores de portas na Área 2.
  • Instalação de 5 câmeras IP para a vigilância da área externa do prédio do IFSC na Área 2.
  • Suporte audiovisual no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas para 134 eventos.
  • Elaboração dos requisitos técnicos para a aquisição de 41 novos computadores para o LEF (Laboratórios de Ensino do IFSC).
  • Instalação de 18 pontos de rede para nova sala de aula no 3º pavimento do prédio na Área 2.