Imagem Não Exibida

Laboratório Multiusuário de Cristalografia Estrutural

LaMuCrEs


Conheça nossa infraestrutura:

 O Laboratório Multiusuário de Cristalografia Estrutural conta, entre outros equipamentos, com um difratômetro de raios-X de monocristal marca Nonius Kappa-CCD equipado com detector de área e radiação de Mo obtida a partir de um tubo selado. Medidas a baixa temperatura podem ser realizadas usando um soprador de Nitrogênio liquido que permite temperaturas entre 100 e 500K. Esse equipamento, adquirido num Projeto Temático da FAPESP em 1999, está já no final de sua vida útil. Seu detector CCD é de tecnologia ultrapassada, está atualmente quebrado e não mais se fabrica. A fonte de raios-X de 2 Kwatts é atualmente substituída por outra de nova tecnologia, de apenas 30 watts e muito melhor intensidade. O objetivo da presente proposta é precisamente modernizar o nosso laboratório de difração com o intuito de dar continuidade às atividades de pesquisa que vem se desenvolvendo praticamente desde a criação de grupo, provendo à comunidade cientifica nacional e às empresas interessadas serviços de qualidade internacional.

 O Laboratório Multiusuário de Cristalografia Estrutural conta também com uma ampla infra-estrutura na área de difração de raios X de amostras policristalinas, com um difratômetro RIGAKU mod. RU200B 12KW com goniômetro horizontal, com anodo rotatório de Cu incluindo, Câmara multipropósito Rigaku e Câmara de Alta Temperatura. Contamos também com um difratômetro de Pó Rigaku Ultima IV com câmaras especialmente desenvolvidas para a realização de estudos em função da temperatura. Para dar suporte a estas instalações e providenciar aos usuários das ferramentas necessárias contamos com um moderno laboratório de cristalização, preparação e manipulação de amostras que inclui um moinho de bolas misturador, um Espectrofotômetro Ultravioleta-Visível, um microscópio de luz polarizada Leica®, equipado com câmera digital e programa de captação de imagens em tempo real capazes de adquirir, analisar e processar imagens de altíssima qualidade. Acoplada a este microscópio encontrasse uma platina de aquecimento com controle de temperaturas automático entre -196 até +600 graus centigrados. Contamos também com um sistema de análise térmica formado por um Calorímetro Diferencial de Varredura DSC TA-60 WS Shimadzu e termogravimetria TGA-50/50H Shimadzu. Recentemente foram liberados os recursos para a aquisição de um moderno sistema de espectroscopia Raman Horiba LabRAM HR evolution UV-VIS-NIR (200nm - 2200nm) que inclui três lasers de 633, 532 e 785 nm, base cinemática controlada por computador e motorizada e modo de digitalização da área baseado na utilização de dois scanners de XY DuoScan-HR o qual tem previsão de instalação em Outubro de 2016.



Imagem Não Exibida
Imagem Não Exibida
Imagem Não Exibida
Imagem Não Exibida
Imagem Não Exibida
Imagem Não Exibida
Imagem Não Exibida
Imagem Não Exibida















Clique aqui para conhecer nossa infraestrutura


Selecione o tipo de instrumentação:
Difração de Monocristal Enraf-Nonius Kappa-CCD Difração de Monocristal Rigaku XtaLAB mini Difração de Monocristal Rigaku XtaLAB Synergy-S
Difração por Pó
Análise Térmica DSC e TGA
Espectrocopia
Microscopia
Espectrofotômetro

Nossos parceiros: