FFI0319 - Física Estatística
1º semestre de 2015

INÍCIO
EMENTA E BIBLIOGRAFIA
CRONOGRAMA
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÕES
LISTAS DE EXERCÍCIOS
LINKS DE FÍSICA

Prof.: José Abel Hoyos Neto
Sala 29, Prédio (antigo) da Física bloco F1 2º andar
Contato: hoyos@ifsc.usp.br

2ª's - 08h10 às 09h50, Anfi Prof. Horácio Panepucci
5ª's - 10h10 às 11h50, Anfi Prof. Horácio Panepucci

Horário de atendimento: Livre

MONITORIA: 5ª's - 19h às 21h, Sala F-149
Diego Alejandro Carvajal Jara
dacj1984@gmail.com


OBJETIVOS:

Neste curso vamos encarar uma questão que não é respondida pela Termodinâmica: como as propriedades da matéria em escala macroscópica se relacionam com as interações entre as partículas no nível microscópico?
A resposta exige uma nova abordagem: ao invés de descrever o movimento exato de cada partícula individualmente, estaremos interessados apenas em leis estatísticas que se tornam mais precisas quanto maior o número de partículas no sistema.
Este curso começa onde parou o curso de Termodinâmica do semestre anterior ministrado pelo prof. Alcaraz, ou seja, é assumido o conhecimento dos postulados básicos e do formalismo do ensemble microcanônico.
Após uma breve revisão destes tópicos, passaremos a discutir os ensembles canônico e grã-canônico aplicados a sistemas regidos pela Mecânica Clássica. Neste processo, vamos encontrar a famosa distribuição de Maxwell-Boltzmann e recuperar alguns resultados conhecidos da Termodinâmica.
Logo então veremos como a Mecânica Quântica exige que a contagem de estados microscópicos seja reformulada, levando às distribuições de Bose-Einstein e Fermi-Dirac.
Ao longo do curso vamos nos focar principalmente em sistemas não interagentes (gases ideais clássicos ou quânticos), mas na parte final a ideia é discutir exemplos de métodos aproximados para sistemas interagentes, como o modelo de Ising.