FCI0319 - Física Estatística
1º semestre de 2016

INÍCIO
EMENTA E BIBLIOGRAFIA
CRONOGRAMA
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÕES
LISTAS DE EXERCÍCIOS
LINKS DE FÍSICA

NOVIDADES: Escola Avançada de Física Teórica
Prof.: José Abel Hoyos Neto
Sala 29, Bloco F1 2º andar
Contato: hoyos@ifsc.usp.br

3ª's e 5ª's - 16h20 às 18h, Anfi. Verde

Horário de atendimento: Livre

MONITORIA: 3ª's - 19h às 21h, Sala F-149
Franklin Adán Julca Vivanco
franklin@ursa.ifsc.usp.br

OBJETIVOS:

Neste curso vamos encarar uma questão que não é respondida pela Termodinâmica: como as propriedades da matéria em escala macroscópica se relacionam com as partículas (e suas interações) no nível microscópico?
A resposta exige uma nova abordagem: ao invés de descrever o movimento exato de cada partícula individualmente, estaremos interessados apenas em leis estatísticas que se tornam mais precisas quanto maior o número de partículas no sistema.
Este curso começa onde parou o curso de Termodinâmica do semestre anterior ministrado pelo prof. Alcaraz, ou seja, é assumido o conhecimento dos postulados básicos e do formalismo do ensemble microcanônico, bem como noções de probabilidade e passeio aleatório.
Após uma breve revisão destes tópicos, passaremos a discutir os ensembles canônico e grã-canônico aplicados a sistemas regidos pela Mecânica Clássica. Neste processo, vamos encontrar a famosa distribuição de Maxwell-Boltzmann e recuperar alguns resultados conhecidos da Termodinâmica.
Logo então veremos como a Mecânica Quântica exige que a contagem de estados microscópicos seja reformulada (basicamente, por causa de uma característica quântica inerente entre partículas idênticas: a indistinguibilidade ente elas), levando às distribuições de Bose-Einstein e Fermi-Dirac.
Ao longo do curso vamos nos focar principalmente em sistemas não interagentes (gases ideais clássicos ou quânticos), mas na parte final a ideia é discutir exemplos de métodos aproximados (virial e campo médio) para sistemas interagentes, como o modelo de Ising.