• O que é o TCC?

R: O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma monografia apresentada por estudantes para concluir o curso. Ele consiste geralmente em uma pesquisa científica ou estudo sobre um tema específico, com o objetivo de demonstrar a capacidade do estudante de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

• Quando devo começar?

R: Assim que você completar 65% dos créditos da sua grade curricular.

• Como escolher o tema do meu TCC?

R: Escolha um tema que você tenha interesse, verifique a disponibilidade de recursos e converse com seus professores.

• Como escolher meu/minha orientador/a?

R: Faça uma pesquisa para descobrir qual professor/a tem afinidade temática com o assunto que você escolheu para realizar o seu TCC, depois entre em contato com ele/a para saber se existe a possibilidade de orientação para o TCC.

• O que fazer antes de começar?

R: Elaborar um projeto de TCC em área relativa ao correspondente curso; o resumo desse projeto deve demonstrar seu planejamento incluindo um cronograma das atividades.

• Quanto tempo terei para elaborar meu TCC?

R: Dois semestres consecutivos é o tempo programado para o TCC, mas em casos específicos, determinados pelo orientador, pode ser realizado num único semestre.

• Qual é a minha responsabilidade e a do/a orientador/a?

R: A sua responsabilidade é elaborar o TCC junto ao seu/sua orientador/a, o que significa desenvolver o projeto proposto, elaborar e submeter o TCC, com anuência do/a orientador/a. Há um calendário que precisa ser respeitado, fique atento. Quaisquer alterações das atividades previstas ou dificuldades que possam comprometer a realização do TCC devem ser comunicadas ao/a orientador/a e à CoC.  Por fim, o trabalho realizado será apresentado frente a uma banca examinadora para avaliação.

Seu/sua orientador/a deve orientá-lo em todas as etapas do TCC, garantir o desenvolvimento de TCC, comunicando às respectivas CoC a ocorrência de eventuais dificuldades durante o processo de orientação.

• Posso escolher os professores da banca?

R: Não, a banca é composta pelo coordenador da disciplina e dois membros convidados pelo coordenador.

• O que a banca examinadora faz?

R: Avalia o TCC, sua apresentação, os conhecimentos do aluno, atribui nota e elabora um relatório individual de defesa.

• Qual o tempo de apresentação?

R: Você terá 15 minutos para realizar a sua apresentação e a banca examinadora terá mais 15 minutos para arguição pelos três membros.

• Quais são as normas para a recuperação?

R: Será oferecida recuperação quando a nota final atribuída pela banca for maior ou igual que 3,0 e menor que 5,0.

A recuperação consistirá em uma nova submissão do TCC e nova apresentação oral, onde você deverá sanar as deficiências apontadas pela banca.

Caso a reprovação do TCC tenha ocorrido no final do primeiro semestre, a recuperação será realizada juntamente com as avaliações do segundo semestre. Quando a reprovação ocorrer no final do segundo semestre, a recuperação será marcada dentro do período de recuperação previsto no calendário acadêmico da USP. Casos excepcionais serão analisados pelas respectivas Comissões Coordenadoras de Curso. A nota final será a média aritmética das notas das duas defesas. Caso esta nota seja menor que 5,0, o aluno será reprovado na disciplina.

• Existe algum modelo para elaboração do tcc?

R: Sim.

a) Capa (opcional)

b) Página de rosto, contendo as seguintes informações:

• Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia
  • Nome completo do autor
  • Nome do curso
  • Título do trabalho
  • Nome completo do orientador e instituição
  • Local/Data

c) O documento terá o seguinte formato: papel A4, margens superior e inferior de 3 cm e laterais de 2 cm; ter entre 15 a 20 páginas (excluindo a capa), com as páginas numeradas. Utilizar espaçamento 1,5 e fonte tamanho 12 (Times New Roman ou equivalente). As legendas devem ter espaçamento simples.

d) Sessões recomendadas na monografia do TCC:

• Resumo
  • Introdução
  • Materiais e/ou Métodos
  • Resultados
  • Conclusões e considerações finais
  • Referências

A monografia (TCC) deverá ser entregue em versão eletrônica em formato pdf pessoalmente no Serviço de Graduação do IFSC, em data a ser oportunamente informada.

A monografia (TCC) poderá ser apresentada em língua inglesa.

• Preciso postar meu TCC na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA) da USP?

R: Apenas se for recomendado pela banca examinadora. Para tanto, é necessária a sua concordância, ciência do orientador do trabalho, homologação pela CG e atendimento das normas técnicas (ABNT) para publicação de trabalhos acadêmicos a ser tratado com a Biblioteca do IFSC.

• Posso ser reprovado por plágio?

R: Sim.