Bacharelado em Física (Física Básica, Canônica, etc)
A seguir, estão dispostas algumas trilhas informativas a cerca das matérias que o coordenador de curso pensou para alguns perfis de alunos do bacharelado em física. Deixamos claro que são apenas sugestões para façam escolhas mais bem fundamentadas a despeito das disciplinas que lhes geram interesse.
Por estarmos no período de matrícula para o primeiro semestre de 2024, por enquanto, apenas essas disciplinas estão disponíveis.
No link abaixo encontra-se uma apresentação elaborada pelo coordenador do curso, que conta com a sugestão de 4 perfis (Acadêmico Experimental; Acadêmico Teórico; Física Aplicada, Astrofísica), mas o estudante com interesses diversos pode mesclar essas sugestões. E obviamente as disciplinas livres não estão limitadas a estas, mas são sugestões de disciplinas mais relevantes para cada perfil.
Física Teórica-Experimental
A seguir, estão dispostas as disciplinas associadas ao período ideal que o Jupiterweb estima, o que é algo completamente utópico, dada a realidade do nosso curso e Instituto. Como na realidade, o nosso desenvolvimento acadêmico na graduação torna-se algo muito subjetivo em função das diferentes formações que recebemos ao longo do ensino básico e das condições particulares, não seria possível traçarmos aqui cada uma dessas possibilidades de trajetória acadêmica. Com isso, tome o que está descrito a seguir como apenas uma base, uma ideia; em momento algum enxergue como obrigação ou fator de desmerecimento, caso não se enquadre em alguma dessas trilhas.
[Física I] [7600005] Essa disciplina carece de uma boa base de física do seu Ensino médio, pois muitos dos temas já foram abordados durante sua formação. Contudo, serão apresentadas novas perspectivas e ferramentas matemáticas de cálculo. Esta é uma disciplina unificada, ou seja, as turmas contam com alunos de diversos cursos e as provas serão as mesmas para todo o campus.
[7600016] Nesta disciplina você vai ver números complexos, funções complexas e suas propriedades (Caso você já tenha visto no Ensino médio, aproveite!) . Mais adiante, o curso tem foco na resolução de equações diferenciais, elas serão fundamentais para disciplinas futuras.
[7600019] (Anteriormente denominada como Física Moderna) O curso apresenta ao estudante os principais resultados fenomenológicos que levaram ao desenvolvimento da Mecânica Quântica, desde os experimentos para encontrar a carga do elétron até à Equação de Schrödinger e solução de problemas simples unidimensionais. Dessa forma, ela visa preparar o aluno para a disciplina de Mecânica Quântica A do 6º semestre. Além disso, nesse semestre será implementada a curricularização da atividade de extensão nessa disciplina. Serão realizadas algumas atividades voltadas à sociedade no geral.
[7600039] Fornecer oportunidade do aluno realizar um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Oferecer oportunidade ao aluno de desenvolver competência na área de comunicação e expressão.
A seguir, estão dispostas as disciplinas associadas ao período ideal que o Jupiterweb estima, o que é algo completamente utópico, dada a realidade do nosso curso e Instituto. Como na realidade, o nosso desenvolvimento acadêmico na graduação torna-se algo muito subjetivo em função das diferentes formações que recebemos ao longo do ensino básico e das condições particulares, não seria possível traçarmos aqui cada uma dessas possibilidades de trajetória acadêmica. Com isso, tome o que está descrito a seguir como apenas uma base, uma ideia; em momento algum enxergue como obrigação ou fator de desmerecimento, caso não se enquadre em alguma dessas trilhas.
[7600006] Dando continuidade aos tópicos de mecânica básica, a disciplina abordará rotações, momento angular, dinâmica de corpos rígidos, estática e dinâmica dos fluidos, oscilações, movimento ondulatório. Visualize problemas com corpos rígidos e fluídos; use softwares para simular sistemas rotacionais e ondas; não deixe as integrais envolvidas te pegarem desprevenido. Outro ponto que assusta muitos alunos, é o uso de equações diferenciais ordinárias em ondulatória, porém se atente mais em trabalhar com as equações do que deduzi-las ( isso será trabalhado mais adiante!)
[7600017] A disciplina tem como objetivo apresentar aos estudantes os métodos básicos para a resolução computacional de problemas científicos. Serão feitas aplicações a tópicos vistos nas disciplinas regulares do curso (sem as aproximações usuais), assim como aplicações mais diretamente relacionadas a problemas computacionais. Supõe-se que os alunos tenham conhecimentos básicos de programação. A linguagem utilizada é Fortran ( você passará por um processo de adaptação até se familiarizar com a linguagem) e os projetos irão exigir bastante tempo extra classe e dedicação.
[7600022] Dando continuidade aos temas trabalhados em introdução a mecânica quântica, alguns
tópicos poderão ser revisados mas também será exigido uma maior formalização matemática da teoria. Os principais conteúdos discutidos são: Equação de Schrödinger; Potenciais 1D; Operadores; Oscilador harmônico
Quântico; Momento angular; Átomo de hidrogênio; Spin; Método variacional; Teoria de perturbações ( dificilmente consegue ser abordado).
[ 7600032] O curso visa apresentar ao aluno aspectos básicos e modernos da área de Física do Estado Sólido, com forte ênfase em conceitos gerais e discussão de resultados experimentais representativos dos princípios físicos discutidos. Os tópicos abordados são: Calor específico de sólidos; Elétrons em metais; Ligações químicas; Vibrações de rede e fônos; Estrutura cristalina; Gás de elétrons livres; Bandas de energia eletrônica; semicondutores; Propriedades magnéticas.
Óptica e Fotônica
A seguir, estão dispostas as disciplinas associadas ao período ideal que o Jupiterweb estima, o que é algo completamente utópico, dada a realidade do nosso curso e Instituto. Como na realidade, o nosso desenvolvimento acadêmico na graduação torna-se algo muito subjetivo em função das diferentes formações que recebemos ao longo do ensino básico, não seria possível traçarmos aqui cada uma dessas possibilidades de trajetória acadêmica. Com isso, tome o que está descrito a seguir como apenas uma base, uma ideia; em momento algum enxergue como obrigação ou fator de desmerecimento, caso não se enquadre em alguma dessas trilhas.
A seguir, estão dispostas as disciplinas associadas ao período ideal que o Jupiterweb estima, o que é algo completamente utópico, dada a realidade do nosso curso e Instituto. Como na realidade, o nosso desenvolvimento acadêmico na graduação torna-se algo muito subjetivo em função das diferentes formações que recebemos ao longo do ensino básico, não seria possível traçarmos aqui cada uma dessas possibilidades de trajetória acadêmica. Com isso, tome o que está descrito a seguir como apenas uma base, uma ideia; em momento algum enxergue como obrigação ou fator de desmerecimento, caso não se enquadre em alguma dessas trilhas.
[7600006 ] Dando continuidade aos tópicos de mecânica básica, a disciplina abordará rotações, momento angular, dinâmica de corpos rígidos, estática e dinâmica dos fluidos, oscilações, movimento ondulatório. Visualize problemas com corpos rígidos e fluídos; use softwares para simular sistemas rotacionais e ondas; não deixe as integrais envolvidas te pegarem desprevenido. Outro ponto que assusta muitos alunos, é o uso de equações diferenciais ordinárias em ondulatória, porém se atente mais em trabalhar com as equações do que deduzi-las ( isso será trabalhado mais adiante!)
[7600017]
Apresentar aos estudantes os métodos básicos para a resolução computacional de problemas científicos. Serão feitas aplicações a tópicos vistos nas disciplinas regulares do curso (sem as aproximações usuais), assim como aplicações mais diretamente relacionadas a problemas computacionais. Supõe-se que os alunos tenham conhecimentos básicos de programação e noções de cálculo numérico.
[7600022]
Equação de Schrödinger. Potenciais 1D. Operadores. Fundamentos da mecânica quântica. Oscilador harmônico. Momento angular. Átomo de hidrogênio. Spin. Método variacional. Teoria de perturbações. Poderá ocorrer a realização de viagem didática a Laboratórios e Centros de Pesquisa com o objetivo de complementar o conhecimento adquirido na disciplina, bem como, mostrar possibilidades de carreira científica.