Física Computacional

A seguir, estão dispostas algumas trilhas informativas a cerca das matérias que o coordenador de curso pensou para alguns perfis de alunos do bacharelado em física. Deixamos claro que são apenas sugestões para façam escolhas mais bem fundamentadas a despeito das disciplinas que lhes geram interesse.

Por estarmos no período de matrícula para o segundo semestre, por enquanto, apenas essas disciplinas estão disponíveis.

Instrumentação

Semestres Pares

A seguir, estão dispostas as disciplinas associadas ao período ideal que o Jupiterweb estima, o que é algo completamente utópico, dada a realidade do nosso curso e Instituto. Como na realidade, o nosso desenvolvimento acadêmico na graduação torna-se algo muito subjetivo em função das diferentes formações que recebemos ao longo do ensino básico, não seria possível traçarmos aqui cada uma dessas possibilidades de trajetória acadêmica. Com isso, tome o que está descrito a seguir como apenas uma base, uma ideia; em momento algum enxergue como obrigação ou fator de desmerecimento, caso não se enquadre em alguma dessas trilhas. 

Semestre 2

[Física Geral II] [7600102]

[Cálculo II] [SMA0802]

[SME0332]

Nesta disciplina você vai aprender os fundamentos de programação, como variáveis, algoritmos, loops, etc, com o uso da linguagem Phyton. Veja a ementa para mais detalhes.

[7600110]

[7600010]

[7600012]

[7500012]

[7500025]

Semestre 4

Nesta disciplina você vai aprofundar o tratamento da mecânica de maneira mais matemática, tratando de problemas mais avançados. Além dos requisitos oficiais (Física 1, Cálculo1 e 2), é fortemente recomendável que você tenha sido aprovado(a) em Física 2.

[7600026]

Este é o laboratório que deve acompanhar a disciplina de Física IV. Embora seja uma disciplina optativa, é fortemente recomendável que seja cursado, assim como foram os Labs de Física 2 e 3. O conteúdo é basicamente óptica geométrica e óptica física, incluindo

polarização, difração e interferência. Mais detalhes na ementa da disciplina.


Esta disciplina visa revisar os principais conceitos de circuitos elétricos CC e

CA, e introduzir componentes e circuitos relevantes na área de eletrônica analógica. O curso é

majoritariamente experimental, com um pouco de teoria básica sobre os tópicos a serem

estudados nas práticas. É uma disciplina muito relevante para qualquer físico experimental,

visto que toda aquisição eletrônica de sinais sempre se inicia com um circuito analógico.

Esta disciplina é prática e integralmente ministrada pelos técnicos da oficina mecânica do IFSC. Nela, você vai aprender a projetar e confeccionar peças mecânicas usando máquinas como fresadoras e tornos. É um conhecimento útil para físicos experimentais, para que possam realizar projetos mecânicos viáveis e consistentes com os métodos de fabricação, ou até mesmo fazer rapidamente pequenos ajustes em equipamentos ou peças para experimentos simples.

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit.

Semestre 6

Nesta disciplina você vai realizar experimentos clássicos do desenvolvimento da física moderna, ou experimentos que usam técnicas muito difundidas na física experimental, como difração de raios X, espectroscopia óptica, ressonância paramagnética eletrônica, entre outras. São realizados 5 experimentos, que são sorteados no início do semestre de um rol de aproximadamente 20 práticas, e são executados em duplas. Para cada um, a avaliação se dá por meio de seminários apresentados antes e depois de cada prática.

Nesta disciplina você vai se familiarizar com alguns temas de pesquisa recente em nanomateriais, incluindo propriedades ópticas, de transporte eletrônico e propriedades magnéticas. É fortemente recomendável que tenha sido aprovado(a) em Física Moderna. Cursá-la após ou concomitantemente com o curso de Mecânica Quântica ou Estado Sólido seria mais indicado para um maior aproveitamento.

Semestre 8

Esta disciplina é introdutória e fundamental para a formação de um físico, mesmo que não pretenda trabalhar com Matéria Condensada, pois são discutidos conceitos muito importantes como estrutura de bandas, fônons, etc.

Esta disciplina é utilizada para contabilizar créditos se você estiver fazendo (ou for fazer) um estágio em alguma empresa. Antes de se matricular, você deve obter aprovação do estágio e autorização para cursar a disciplina com a coordenação do curso. Entre em contato com o serviço de graduação.