Laser


Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/Grupos/quantumnano/public_html/wp-content/plugins/papercite/papercite.php on line 205

Uma luz muito especial

Strahlenverlauf eines Lasers im KDTLIA palavra laser é um acrônimo para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (LASER) ou, em português, Amplificação da luz pela estimulação da emissão de radiação.

Um laser é uma fonte de luz muito coerente. O auto grau de coerência espacial permite o feixe ser altamente colimado e focável.

Além disso, a coerência espectral longitudinal é muito alta. Todos os fótons possuem energias similares e, portanto, é considerada uma luz monocromática.

Estas propriedades fazem a luz laser ser capaz de formar uma onda de luz estacionária, onde as moléculas podem ser difratadas.

A luz laser pode ser altamente polarizada. No KDTLI, nós usamos polarização óptica para ajustar a potência da luz que chega nas moléculas e também para separar o feixe que saí e retorna.

Extra: Polarização óptica

Muitos lasers possuem um perfil de intensidade que pode ser descrito por uma função gaussiana. No interferômetro, nós precisamos de um feixe focado em somente \(20 \times 1000 \, \mathrm{\mu m}^2\). Nós usamos lentes cilíndricas para obter uma distribuição homogênea do campo sobre todo o feixe molecular.

Extra: Feixes Gaussianos

Desafio experimental: Altura da difração da luz

Vá ao laboratório e siga as instruções. Uma vez que você tenha completado sua tarefa, continue aqui.