Vácuo


Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/Grupos/quantumnano/public_html/wp-content/plugins/papercite/papercite.php on line 205

Por que é necessário um vácuo tão bom?

Experimentos de interferência onda-matéria com feixes moleculares requerem um bom vácuo. Caso contrário, colisões com as moléculas do ar impediriam que o feixe molecular se propagasse livremente da fonte até o detector. Na pressão atmosférica, as moléculas do ar apenas voam por aproximadamente \(60 \, \mathrm{nm}\) antes de colidirem com outras partículas. Em nossos experimentos, moléculas ainda maiores precisam voar mais de 2 metros sem sofrer uma colisão. Uma inspeção minuciosa mostrou que isto só é possível a pressões tão baixas quanto  \(10^{-8} \, \mathrm{mbar}\), que é 100 bilhões de vezes menor que a pressão atmosférica.

Esse ultra alto vácuo pode ser alcançado usando um sistema de dois estágios. Bombas de apoio (bomba de pistão e espiral) reduzem a pressão para um centésimo milésimo da pressão atmosférica. Para atingir a pressão final, nós usamos bombas turbos moleculares adicionais.

Extra: Matemática
Extra: Técnicas laboratoriais