Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/Grupos/quantumnano/public_html/wp-content/plugins/papercite/papercite.php on line 205
Sobre o interferômetro Kapitza-Dirac-Talbot-Lau
O interferômetro Kapitza-Dirac-Talbot-Lau vem sendo utilizado desde 2006 e é continuamente remodelado. Ele possui uma fonte, um interferômetro e um detector. Para evitar qualquer influência de fatores externos, ele foi construído dentro de uma câmara de vácuo e acima de uma mesa óptica, que isola vibrações externas.
Enquanto nós podemos descrever as moléculas na fonte e no detector por física clássica, dentro do interferômetro nós queremos analisar fenômenos que podem somente ser descritos por mecânica quântica.
As moléculas (feixe rosa) saem da fonte, um pequeno forno de moléculas, através do bocal. O feixe pode ser delimitado pelo bocal da fonte (S1) e duas fendas (S2, S3). Neste interferômetro, elas passam por três grades de difração consecutivas (G1, LG, G3). A primeira grade de difração alarga a função de onda molecular e gera um feixe molecular espacialmente coerente. Na segunda grade de difração (LG), que é uma onda estacionária de laser, as moléculas são difratadas de acordo com o efeito Kapitza Dirac. A interferência quântica gera a própria imagem da estrutura de difração (Efeito Talbot-Lau) na posição da terceira grade de difração (G3). Esta terceira e última grade pode escanear o padrão de interferência como uma máscara. Um espectrômetro de massa detecta as moléculas que passam por ela. Para medir a velocidade das moléculas, pode-se utilizar um chopper (roda dentada rotatória).
Ordem do experimento
Teste seus conhecimentos!
Desafio experimental: primeira impressão
Vá ao laboratório e siga as instruções. Quando completar sua tarefa, continue aqui.