Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/Grupos/quantumnano/public_html/wp-content/plugins/papercite/papercite.php on line 205
A relação da incerteza é relacionada à natureza quântica ondulatória dos objetos. Isto é resumido como a impossibilidade de complementaridade de duas medidas, como a posição e o momento serem definidas com precisão arbitrária na mesma configuração experimental. A incerteza é descrita pela inequação:
\( \Delta x \cdot \Delta p_x \ge \frac{\hbar}{2}\)
- \( \Delta x \) é a acurácia (desvio padrão) a qual a posição da partícula é definida na direção x.
- \( \Delta p_x \) é a acurácia (desvio padrão) a qual o momento da partícula é definida na direção x.
- \( \hbar \simeq 1.1 \times 10^{-34} J s \) é o quantum de ação reduzido (ou constante reduzida) de Planck.
O pré-fator ℏ depende de como você define a acurácia da posição e do momento, que é da ordem de 1. Nós podemos demonstrar o efeito e a importância da relação da incerteza em um experimento.
Desafio experimental: moléculas viajando por uma fenda simples
Vá ao laboratório e siga as intruções. Quando você terminar, retorne a esta página e continue.
Quando você reduz o comprimento da fenda para determinar a posição da partícula com grande acurácia você espera primeiramente reduzir o comprimento do feixe molecular. Entretanto, abaixo de um certo comprimento da fenda, ocorre o aumento da incerteza do momento e, com isto, ocorre o aumento da incerteza direcional que pode ser traduzido em uma grande incerteza da posição. Este é o mecanismo chave explorado na preparação dos próximos experimentos: um feixe de moléculas atravessará pequenas fendas, que terão primeiramente o seu momento deslocalizado e, como consequência disto, também sua posição.
Princípio de incerteza
Teste seus conhecimentos!
O gráfico abaixo mostra o comprimento do feixe molecular atrás de uma fenda como função de seu comprimento. Se o comprimento da fenda diminui ultrapassando o limite da incerteza, o feixe molecular aumenta.