prof. Dra. Cibelle Celestino Silva

    

Artigos em revistas

 

As cópias dos trabalhos abaixo estão sendo fornecidas para uso individual, para fins de pesquisa. É proibida a reprodução e fornecimento de cópias a outras pessoas. Os direitos autorais permanecem sob propriedade dos autores e das editoras das publicações originais.

 

 

 

Publicações de 2009 - 2011

     

Publicações de 2004 a 2008

 

Publicações até 2003

     

 

 

 

       

 

 

 

 

 

 

 


De 2009 a 2011 gai

 

HÖTTECKE , D. & SILVA, C. C. Why implementing history and philosophy in school science education is a challenge. An analysis of obstacles. Science & Education 20: 293-316, 2011.

Clique aqui para mais informações

_____________________________________________________________

COLOMBO JUNIOR, P. D.; AROCA, S. C. ; SILVA, C. C. Daytime school guided visits to an astronomical observatory in Brazil. Astronomy Education Review 9: 010113, 2010.

Clique aqui para mais informações

_____________________________________________________________________

 

AROCA , S. C. & SILVA, C. C. Ensino de astronomia em um espaço não formal: Observação do Sol e de manchas solares. Aceito na Revista Brasileira de Ensino de Física. 2010.

Clique aqui para mais informações

_____________________________________________________________

 

COLOMBO JUNIOR, P. D. & SILVA, C. C. Percepção da gravidade em uma intrigante visita à Casa Maluca do CDCC/USP. Aceito na Física na Escola 11: 15-19, 2010.

Clique aqui para mais informações

____________________________________________________________

 

COLOMBO JUNIOR, Pedro D.; AROCA, Silvia C. & SILVA, Cibelle C. Educação em centros de ciências: visitas escolares ao observatório astronômico do CDCC/USP Investigações em Ensino de Ciências 14 (1): 25-36, 2009.

Clique aqui para mais informações

____________________________________________________________

 

 

 

 

 

 
De 2004 a 2008

 

AROCA, S. C., SCHIEL, D & SILVA, C. C. Fun and interdisciplinary daytime astrophysical activities. Physics Education 43: 613-619, 2008.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

MOURA, B. A & SILVA, C. C. Newton antecipou o conceito de dualidade onda-partícula da luz? Latin-American Journal of Physics Education 3: 218-227, 2008.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

SILVA, Cibelle C . & PIMENTEL A. C. Uma análise da história da eletricidade presente em livros didáticos: o caso de Benjamin Franklin. Caderno Brasileiro de Ensino de Física  25(2): 141-159, 2008.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

SILVA, Cibelle C. & MOURA, Breno A. A Natureza da Ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física 30(1): 1602-10, 2008.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

SILVA, Cibelle C. The Role of Models and Analogies in the Electromagnetic Theory: a Historical Case Study. Science & Education 16(4): 835-848, 2007.

Clique aqui para mais informações

 

 
Até 2003

 
 

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação 9 (1) : 53-65, 2003.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. William Thomson e o uso de analogías e modelos no eletromagnetismo. Epistemología e Historia de la Ciencia 9: 401-409, 2003.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. Polar and axial vectors versus quaternions. American Journal of Physics 70: 958-963, 2002.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

MARTINS, Roberto de Andrade & SILVA, Cibelle C. Newton and colour: the complex interplay of theory and experiment. Science & Education 10 (3): 287-305, 2001.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

PIETROCOLA, M., SILVA, C. C., NEHRING, C., TRINDADE, J. A. O., PINHEIRO, T. F., LEITE, R. C. M. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaios 1: 99-122, 2000.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física 18 (4): 313-27, 1996.

Clique aqui para mais informações

__________________________________________________________

 

Voltar para a página inicial

 

 

 

© 2011 - Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP.

Última Atualização - 10/04/2011 por Gabriel Carlos Colombo (gabriel.colombo@usp.br)