prof. Dra. Cibelle Celestino Silva

Journal papers

COLOMBO JUNIOR, Pedro D.; AROCA, Silvia C. & SILVA, Cibelle C. Educação em centros de ciências: visitas escolares ao observatório astronômico do CDCC/USP [Education in Science Centers: Evaluating School Visits to an Astronomical Observatory in Brazil]. Investigações em Ensino de Ciências 14 (1): 25-36, 2009.

Texto completo em formato PDF

AROCA, S. C., SCHIEL, D & SILVA, C. C. Fun and interdisciplinary daytime astrophysical activities. Physics Education 43: 613-619, 2008.

Texto completo em formato PDF

MOURA, B. A, SILVA, C. C.  Newton antecipou o conceito de dualidade onda-partícula da luz? [Did Newton anticipate the dual nature of light?] Latin-American Journal of Physics Education 3: 218-227, 2008.

Texto completo em formato PDF

SILVA, C. C. & PIMENTEL A. C.Uma análise da história da eletricidade presente em livros didáticos: o caso de Benjamin Franklin [An historical analysis of history of electricity in textbooks: the case of Benjamin Franklin]. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 25(2): 141-159, 2008.

Texto completo em formato PDF

SILVA, Cibelle C.& MOURA, Breno A. A Natureza da Ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana [Discussing nature of science by historical episodes: the case of Newtonian optics popularization]. Revista Brasileira de Ensino de Física, 30(1): 1602-10, 2008.

Texto completo em formato PDF

SILVA, Cibelle C. The Role of Models and Analogies in the Electromagnetic Theory: a Historical Case Study. Science & Education 16(4): 835-848, 2007.

Texto completo em formato PDF

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula [Newton's theory of colours: an instance of history of science use in the classroom]. Ciência & Educação 9 (1): 53-65, 2003.

Texto completo em formato PDF

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. William Thomson e o uso de analogías e modelos no eletromagnetismo [William Thomson and the use of analogies and models in electromagnetism]. Epistemología e Historia de la Ciencia 9: 401-409, 2003.

Texto completo em formato PDF

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. Polar and axial vectors versus quaternions. American Journal of Physics70: 958-963, 2002.

Texto completo em formato PDF

MARTINS, Roberto de Andrade & SILVA, Cibelle Celestino. Newton and colour: the complex interplay of theory and experiment. Science & Education 10 (3): 287-305, 2001.

Texto completo em formato PDF

PIETROCOLA, M., SILVA, C. C., NEHRING, C., TRINDADE, J. A. O., PINHEIRO, T. F., LEITE, R. C. M. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos [Interdisciplinary islands of rationality: science teaching using projects]. Ensaios 1: 99-122, 2000.

SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada [Isaac Newton's "New theory of light and colours": a commented translation]. Revista Brasileira de Ensino de Física 18 (4): 313-27, 1996.

Texto completo em formato PDF

© 2007 - Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP. - Última Atualização - 17/04/2009