Gestão do Laboratório:

O LaMuCrEs tem operado de fato como “open user facility” desde a sua criação. Seu plano de gestão e compartilhamento é coordenado pelo seu Comitê Gestor. O agendamento de experimentos pode ser realizado por qualquer grupo de pesquisa ou entidade publico ou privada no formato eletrônico, através de web-page dedicada. Esta solicitação é avaliada no que se refere ao seu conteúdo, relevância, urgência e aplicabilidade semanalmente pelo grupo gestor do equipamento que avalia as mesmas de acordo ao seu impacto científico, período de utilização e disponibilidade e fontes de financiamento. Os valores cobrados para uso de equipamentos são utilizados cobrir, ao menos parcialmente, os custos operacionais, que dependerão dos equipamentos a serem utilizados e da complexidade dos experimentos a serem realizados.

Uma descrição mais detalhada dos procedimentos é apresentada a seguir:

  1. 1. Cada equipamento do Laboratório fica a cargo de um professor responsável, designado de comum acordo entre os membros do Comitê Gestor. O responsável se encarregará de verificar o uso adequado e a qualidade dos serviços prestados.
  2. 2. O pesquisador requisitante de um serviço solicita através de formulário apropriado, disponibilizado neste portal, explicitando o tipo de caracterização desejada e indicando os detalhes das amostras a serem caracterizadas.
  3. 3. O mesmo portal de acesso apresenta as condições necessárias das amostras para serem caracterizadas e os valores das taxas de serviços. A cobrança das taxas é realizada através da Fundação para apoio da Física e da Química (FAFQ).
  4. 4. Os valores de taxas recebidos são utilizados para manutenção dos equipamentos.

Sobre os Clientes:

Os perfis dos clientes atendidos envolvem três categorias, sendo a primeira formada pelos grupos de pesquisa das instituições que coordenam o Laboratório, a segunda pelas demais instituições de pesquisa e desenvolvimento a nível nacional e internacional e a terceira pelas empresas as quais se prestam serviços.

Sobre o formulário:

O formulário a ser preenchido deve conter informações sobre o material a ser analisado, nome do pesquisador e filiação acadêmica, e os dados da fonte pagadora.

Sobre agendamento:

  1. 1. O preenchimento da agenda é realizado conforme o recebimento da solicitação do serviço dando prioridade para os grupos de pesquisa associados e colaboradores.
  2. 2. No próprio portal de acesso ao serviço existe um calendário com a ocupação da agenda.

Sobre as medidas:

As medidas são normalmente realizadas pelo pessoal especializado do laboratório e podem contar com a presença dos pesquisadores interessados. Caso seja solicitado no formulário, as medidas podem ser realizadas pelo próprio pesquisador, devendo este previamente realizar um curso de capacitação envolvendo temas de segurança na operação do equipamento e operação técnico - cientifica dos mesmos.

Sobre os resultados:

Os resultados das medidas assim como a análise dos mesmos serão realizados no prazo estipulado na concessão do tempo de medida e será entregue por via eletrônica.


Comitê gestor:


Prof. Dr. Javier Ellena

Diretor

Prof. Dr Eduardo Castellano

Pesquisadores

Profa. Dra Yvonne Mascarenhas

Pesquisadores