Ela é dividida em 3 partes:

  1. Representantes Discentes: Os representantes discentes atuam como os alunos nos meios burocráticos do Instituto. Ou seja, é um aluno que estará envolvido nas tomadas de decisões importantes do instituto, porém, a representação discente numérica é baixa (aproximadamente 10%), portanto uma de suas funções mais importantes é informacional, divulgando o discutido para o corpo discente, além de repassar os feedbacks dos estudantes para o corpo docente.
  2. CEFiSC: É a representação de alunos para alunos, ao invés da representação de alunos para os professores. Dessa forma, o CEFiSC é quem organiza/ajuda a organizar os eventos voltados a permanência, como o Cálculo 0. Além de fazer eventos de integração, como a semana de recepção.
  3. CAASO: É a representação estudantil no âmbito Campus, lidando com a prefeitura do Campus, entre outros.

As eleições para representação discente nos Colegiados da Unidade serão realizadas pela autoridade competente, por meio de voto direto e secreto, de forma eletrônica, de acordo com o artigo 225 do Regimento Geral da USP. A representação terá direito a voz e voto nos órgãos colegiados.