Orientações Gerais para Matrícula – 2° Semestre de 2023

2ª e última consolidação das matrículas – 18 e 19 de janeiro de 2024

Período de exclusão das disciplinas pelo Júpiter – sem data

Requerimento de matrícula – 14 a 20 de fevereiro de 2024

Último prazo para deferimento dos requerimentos – sem data

Prazo de retificação de matrícula (exclusão de disciplinas via google forms) – 14 de fevereiro até 28 de março de 2024

INICIO DAS AULAS DO 2° SEMESTRE – 26 de fevereiro

12 créditos mínimos matriculados

Em caso de não haver inscrição nos 12 créditos mínimos, a matrícula ficará pendente.

Matrícula pendente

O estudante com matrícula pendente com menos de 12 créditos deverá utilizar o período de requerimento para complementar a grade horária ou justificar, conforme Regimento Geral da USP. Matrícula pendente por falta de pré-requisito na disciplina ou sobreposição de horário terá a matrícula na disciplina pendente excluída pelo Serviço de Graduação.

Trancamento de Disciplina

Parcial: prazo máximo até dia 15 de Setembro
Total: O aluno deverá solicitar por meio de requerimento devidamente justificado e a CG da Unidade decidirá pelo deferimento/indeferimento do pedido baseado nos fatos apresentados.
Os critérios e especificidades estão determinados pela resolução CoG 3761/1990

Exclusão de disciplinas

14/02 a 28/03/2024 , os estudantes ainda podem solicitar a exclusão de disciplina para o Serviço de Graduação, via google forms. O link está logo abaixo

Turma lotada

Se após a 1ª consolidação de matrícula aparecer o status de turma lotada e mais turmais sendo oferecidas, faça sua inscrição em outra turma. Não insista em permanecer em turma lotada!

Requerimento de matrícula

Deve ser feito para solicitação de matrícula em disciplinas que não estavam previstas na interação de matrícula no Jupiterweb.
Não serão aceitos pedidos fora do prazo (14 a 20 de fevereiro de 2024).

Quebra de pré-requisito

No requerimento, a quebra de pré-requisito cumprido será aceita nas seguintes condições:
Ser um formando em potencial no semestre atual ou no seguinte;
ou adaptação Curricular – Ingressante por Transferência ou Portador de Diploma.
E para o caso dos bacharelados, ter média ponderada sem reprovações igual ou superior a 9,5.

Sobreposição de horário

Excepcionalmente, poderá ser autorizada matrícula em disciplinas com superposição parcial de horário, desde que seja possível a frequência de no mínimo 70% das aulas, em cada disciplina.
Além disso, para os bacharelados, o aluno deverá ser ou um formando em potencial no semestre atual ou no seguinte, ou possuir média ponderada sem reprovações igual ou superior a 9,5.

Disciplinas fora da grade

Com o objetivo de obter aproveitamento de estudos  serão analisadas pelos coordenadores de curso quando tratar-se de possível formando(a) ou adaptação curricular e a referida disciplina não estiver sendo oferecida pelo IFSC no semestre em andamento.

Recomendações

Acompanhe!
É de responsabilidade do aluno acompanhar o resultado do requerimento de matrícula pelo sistema do Júpiter, bem como, participar das aulas enquanto não houver resultado final.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Caso esteja na reta final do curso, mas sem nenhuma linha de pesquisa traçada, entre em contato com o Coordenador do seu Curso.
Física:
Paulo Miranda – miranda@ifsc.usp.br
Fiscomp:
Gonzalo travieso – gonzalo@ifsc.usp.br
Biomol:
João Renato – jrcmuniz@ifsc.usp.br

Qualquer dúvida, fale com o serviço de graduação!

Flavia, Isabel ou Rodrigo

grad@ifsc.usp.br