Sistema USP de Acolhimento (SUA)
O SUA (Sistema USP de Acolhimento, Registro e Responsabilização para Situações de Assédio, Violência, Discriminações e Outras Violações de Direitos Humanos) busca criar um sistema de escuta e acolhimento que possa apoiar toda a comunidade USP. Ele tem por objetivo proteger a pessoa denunciante, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa das partes nos procedimentos.
Para isso, o sistema está organizado em dois momentos:
1) a escuta e o acolhimento da pessoa denunciante;
2) a instauração de procedimentos administrativos que deem resolução à denúncia com agilidade.
Os responsáveis pelo acolhimento inicial podem ser docentes, estudantes, servidores técnico-administrativos, assistentes sociais, psicólogos do Programa ECOS, Comissões de Ética ou de Inclusão e Pertencimento, coordenações de curso, direção de unidades, ouvidoria, entre outros. Enfim, uma pessoa de confiança para a escuta, registro do relato do caso (realizado por qualquer pessoa com número USP ativo) e conhecedora das possibilidades de encaminhamento – no âmbito da saúde física ou mental, segurança pessoal e jurídica, atividades acadêmicas etc.
A escuta poderá auxiliar a pessoa a refletir sobre as possibilidades a seguir. Inclusive, na transformação do relato em denúncia — que deverá ter um(a) denunciante identificado(a). A denúncia implica a constituição de um procedimento administrativo, que pode começar com uma apuração preliminar e, eventualmente, dar origem a uma sindicância punitiva ou a um processo administrativo disciplinar.
No IFSC, a Comissão de Inclusão e Pertencimento da unidade está à disposição e preparada para a realização deste acolhimento. Caso necessite, por favor, entre em contato através do e-mail cip@ifsc.usp.br solicitando um agendamento.
Mais informações sobre o SUA podem ser obtidas no site da PRIP.