Sala para hospedagem de equipamentos

Descrição

Hospedar equipamentos computacionais do IFSC na sala de cluster ao lado do ScInfor (sala 8), com a finalidade de HPC, servidor de arquivos e afins para as atividades de pesquisa e administrativas desenvolvidas no IFSC.

 

Infraestrutura

Atualmente a sala dispõe:

  • 1 rack de 19 polegadas de largura por 44U de altura
  • 1 no-break de 5kVA para as máquinas que serão hospedadas no rack
  • 1 ponto de rede 10/100/1000Gbps para cada computador individual
  • 1 endereço IPv4 para cada computador ou cluster
  • 2 condicionadores de ar de 24.000 BTUs

Observações:

  1. O rack será utilizado para hospedar computadores com gabinetes para racks de 19 polegadas e que já venham acompanhados de trilhos para fixação de 45cm ou 55cm e o cabo de energia no padrão brasileiro de plugues e tomadas da ABNT NBR14136.
  2. A sala suporta a instalação de mais 3 racks de 19 polegadas e 44U de altura, que podem ser destinadas a clusters maiores de grupos de pesquisa.
  3. Para esta finalidade, o docente deve entrar em contato com o ScInfor para verificar a disponibilidade, em havendo, esse pedido será avaliado pela diretoria do IFSC. Toda a infraestrutura do cluster (para esses casos) deve ser fornecida pelo grupo de pesquisa. (rack, computadores, switch de interconexão entre os nós do cluster, no-break, cabos de energia e etc).
  4. Servidores ou clusters que, por ventura, sejam descontinuados pelo usuário por qualquer motivo devem ser retirados da sala para liberação de espaço para outros usuários.
  5. O equipamento deve ser patrimoniado pelo IFSC ou estar em processo para tal.

 

Como solicitar/utilizar

Procure o ScInfor para verificar a disponibilidade física e de infraestrutura de espaço da sala e, caso haja, preencha o formulário de solicitação que será avaliado pelo ScInfor.
Será permitido apenas acesso remoto aos computadores dessa sala, os equipamentos não devem ser instalados com monitor, teclado e mouse, exceto para clusters maiores que tenham o seu próprio rack, com espaço para tal.
O acesso físico à sala será controlado pelo ScInfor e estará disponível em dias úteis de segunda a sexta das 8h às 17h. Qualquer manutenção local em algum equipamento deve ser acompanhada por um técnico do ScInfor para abrir a sala e acompanhar a manutenção.

 

Quem pode solicitar/utilizar

  • Docentes IFSC.
  • Funcionários IFSC, para os casos de servidores administrativos.

 

Pré-requisitos (condições para solicitação/utilização)

Somente poderão ser instalados equipamentos computacionais compatíveis com Rack padrão 19” e acompanhados dos trilhos de 45cm ou 55cm, devidamente patrimoniados ou com o processo de património IFSC já em andamento. A hospedagem de equipamentos computacionais será autorizada desde que possua efetiva compatibilidade com os objetivos do IFSC e da USP, respeitando-se a viabilidade técnica bem como a disponibilidade física e de infraestrutura.

 

Responsabilidades do usuário

  • Estar ciente e de acordo com as Normas de Uso e Segurança dos Recursos Computacionais da USP e IFSC, disponível em https://www.ifsc.usp.br/scinfor/normas-ti/;
  • Uma vez autorizada a hospedagem, caberá ao usuário providenciar o transporte do equipamento;
  • Para instalação de clusters maiores, o transporte ate a sala, a montagem do rack, no-breaks e afins devem ser realizadas pelo requisitante ou pessoa indicada, o pessoal do ScInfor pode auxiliar na montagem dos equipamentos no rack;
  • Eleger uma pessoa de contato que ficará responsável pelo equipamento e pelas notificações do ScInfor;
  • Atualizações de sistema operacional, aplicativos, serviços, segurança, gerência de usuários e backup.
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Área 1
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..
Av. Trabalhador são-carlense, 400 - Pq. Arnold Schimidt
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP - Brasil
Telefones:
(16) 3373-9675 (Portaria Administração)
(16) 3373-9862 (Portaria Departamento)
(16) 3373-9767 (Lab. Ensino)