Notícias
18 de julho de 2017

Processo de migração do email @ifsc.usp.br para plataforma Gsuite fo Education da USP (USP-G)

A equipe do ScInfor elaborou e enviou à STI a lista de contas de e-mails que estão habilitadas para a migração à plataforma Gsuite for Education (USP-G).

A partir de agora, a lista será carregada para o ambiente USP-G e o processo de migração acontecerá em duas fases: um período de migração voluntária das contas e, após este período, o processo de migração automática.

Nesta primeira fase de migração voluntária, o usuário acessa um portal, autentica com a senha única da USP e clica no botão migrar. Na segunda fase, a STI executará automaticamente a migração das contas IFSC que não foram migradas pelo próprio usuário.

O período de migração voluntária das contas será de 01/08/2017 a 27/08/2017.
A partir de 28/08 o processo de migração será automático e efetuado em lotes pela STI.

Em virtude do envio da lista final de migração do IFSC, necessitamos interromper o processo atual de criação de novas contas de e-mail no Zimbra  para passar a criá-las, então, diretamente no USP-G.

Para mais informações sobre a migração das contas de e-mail, acesse os links abaixo.

https://www.ifsc.usp.br/scinfor/03-03-2017-migracao-e-mail-ifsc-para-plataforma-gsuite-education-google

https://gsuite.usp.br

https://gsuite.usp.br/migracao-e-mail-usp-br

10 de maio de 2017

Migração do e-mail IFSC para plataforma “Gsuite for Education” do Google

A STI/USP fechou um contrato com o Google denominado “Gsuite for Education” em que o serviço de e-mail da USP será migrado para esta plataforma.

As contas de e-mail @usp.br já foram migradas e, a partir de abril de 2017, serão realizadas as migrações dos e-mails das Unidades, dentre elas o IFSC.

Em data oportuna, comunicaremos aos usuários IFSC como será realizado este processo de migração.

Abaixo seguem algumas informações adicionais do que será contemplado durante a migração da plataforma atual da USP (Zimbra Mail) para a nova plataforma do Google (Gsuite for Education).

A migração ocorrerá da sua área do sistema atual (Zimbra) para a plataforma Gsuite Google. Assim, as mensagens que estão em sua área do Webmail Zimbra serão migradas. (Importante: As mensagens que já estão em seu cliente de e-mail , como Thunderbird, Outlook, Live Mail e outros, não serão migradas, permanecerão localmente em sua máquina).

O que será migrado:
as mensagens de emails com pastas e subpastas;
a lista de endereços;
a agenda.

O que NÃO será migrado:
mensagens classificadas como SPAM pelo filtro do Google;
mensagens com tamanho maior que 25 Mega (incluindo anexos);
mensagens de sistema (tais como, “Quota Warning”, aviso de cota excedida);
mensagens contidas em pastas compartilhadas de outros usuários;
mensagens com anexos compactados que tenham senha ou criptografia;
contatos sem email associado ou com erro de formatação;
encaminhamentos para outros endereços de e-mail;
assinaturas cadastradas;
filtros configurados;
tarefas cadastradas;
arquivos do Porta-arquivos;
todo e qualquer compartilhamento com outras pessoas.

As mensagens no Zimbra estão organizadas em pastas e subpastas e, quando forem migradas, as pastas serão convertidas em “Marcadores” (padrão de organização adotado pelo Gsuite).

As listas de contato em seu Zimbra serão convertidos como “pastas de contatos” no Gsuite, com todos os contatos que estavam na lista. Os grupos de endereço no seu Zimbra serão convertidos em “pastas”, contendo os endereços contidos nos grupos.

Os encaminhamentos de endereços, assinaturas, filtros e marcadores deverão ser reconfigurados no Gsuite após a migração, pois eles não serão migrados.

Sua conta Zimbra continuará acessível durante todo o processo de migração, e ficará disponível até o final de ano (mesmo após já realizada a migração de sua conta).
Assista ao vídeo elaborado pela STI/USP e disponibilizado no youtube:

Migração email USP – Gsuite Google – Passos importantes

https://www.youtube.com/watch?v=3zhgYiaPPKw

1 de abril de 2017

Manutenção na rede e no sistema telefônico da USP

Prezados usuários,

Seguem abaixo os comunicados de manutenção na rede USP e no sistema telefônico, previstos para ocorrer em 01/04/2017.

Comunicado de Manutenção nº 15/2017

Assunto: Manutenção de roteador do backbone USPnet

Descrição: Será realizada a atualização de firmware de roteador do backbone USPnet instalado no Data Center da Equinix.

Data: 01.04.17 (sábado)
Horário: Das 15:00h até às 20:00h

Período/Tipo de Indisponibilidade: Durante a janela estão previstas até 04 interrupções (reboot) do roteador por até 15 minutos cada. O sistema de telefonia (analógico e/ou VoIP) também poderá ficar indisponível durante as interrupções previstas.

Unidades afetadas: Todas as unidades da USP com serviços hospedados na nuvem e os sistemas de telefonia analógica e VoIP.

Após a janela de manutenção: Em caso de problemas, entrar em contato com o HelpDesk da STI pelo telefone (11) 3091-6436

Emitido por: CeTI-SP

 

Comunicado de Manutenção nº 16/2017

Assunto: Manutenção da rede Intragov

Descrição: Será realizada a migração da conexão física da rede Intragov para outro roteador no CeTI-SP.

Data: 01.04.17 (sábado)
Horário: Das 20:00h até as 23:55h

Período/Tipo de Indisponibilidade: Durante a janela de migração são esperadas até 04 interrupções, de até 15 minutos cada, para manobra física da fibra e convergência do roteamento.

Unidades afetadas: Todas unidades conectadas ao Intragov.

Após a janela de manutenção: Em caso de problemas, entrar em contato com o HelpDesk da STI pelo telefone (11) 3091-6436

Emitido por: CeTI-SP

Notícias
18 de julho de 2017

Processo de migração do email @ifsc.usp.br para plataforma Gsuite fo Education da USP (USP-G)

A equipe do ScInfor elaborou e enviou à STI a lista de contas de e-mails que estão habilitadas para a migração à plataforma Gsuite for Education (USP-G).

A partir de agora, a lista será carregada para o ambiente USP-G e o processo de migração acontecerá em duas fases: um período de migração voluntária das contas e, após este período, o processo de migração automática.

Nesta primeira fase de migração voluntária, o usuário acessa um portal, autentica com a senha única da USP e clica no botão migrar. Na segunda fase, a STI executará automaticamente a migração das contas IFSC que não foram migradas pelo próprio usuário.

O período de migração voluntária das contas será de 01/08/2017 a 27/08/2017.
A partir de 28/08 o processo de migração será automático e efetuado em lotes pela STI.

Em virtude do envio da lista final de migração do IFSC, necessitamos interromper o processo atual de criação de novas contas de e-mail no Zimbra  para passar a criá-las, então, diretamente no USP-G.

Para mais informações sobre a migração das contas de e-mail, acesse os links abaixo.

https://www.ifsc.usp.br/scinfor/03-03-2017-migracao-e-mail-ifsc-para-plataforma-gsuite-education-google

https://gsuite.usp.br

https://gsuite.usp.br/migracao-e-mail-usp-br

10 de maio de 2017

Migração do e-mail IFSC para plataforma “Gsuite for Education” do Google

A STI/USP fechou um contrato com o Google denominado “Gsuite for Education” em que o serviço de e-mail da USP será migrado para esta plataforma.

As contas de e-mail @usp.br já foram migradas e, a partir de abril de 2017, serão realizadas as migrações dos e-mails das Unidades, dentre elas o IFSC.

Em data oportuna, comunicaremos aos usuários IFSC como será realizado este processo de migração.

Abaixo seguem algumas informações adicionais do que será contemplado durante a migração da plataforma atual da USP (Zimbra Mail) para a nova plataforma do Google (Gsuite for Education).

A migração ocorrerá da sua área do sistema atual (Zimbra) para a plataforma Gsuite Google. Assim, as mensagens que estão em sua área do Webmail Zimbra serão migradas. (Importante: As mensagens que já estão em seu cliente de e-mail , como Thunderbird, Outlook, Live Mail e outros, não serão migradas, permanecerão localmente em sua máquina).

O que será migrado:
as mensagens de emails com pastas e subpastas;
a lista de endereços;
a agenda.

O que NÃO será migrado:
mensagens classificadas como SPAM pelo filtro do Google;
mensagens com tamanho maior que 25 Mega (incluindo anexos);
mensagens de sistema (tais como, “Quota Warning”, aviso de cota excedida);
mensagens contidas em pastas compartilhadas de outros usuários;
mensagens com anexos compactados que tenham senha ou criptografia;
contatos sem email associado ou com erro de formatação;
encaminhamentos para outros endereços de e-mail;
assinaturas cadastradas;
filtros configurados;
tarefas cadastradas;
arquivos do Porta-arquivos;
todo e qualquer compartilhamento com outras pessoas.

As mensagens no Zimbra estão organizadas em pastas e subpastas e, quando forem migradas, as pastas serão convertidas em “Marcadores” (padrão de organização adotado pelo Gsuite).

As listas de contato em seu Zimbra serão convertidos como “pastas de contatos” no Gsuite, com todos os contatos que estavam na lista. Os grupos de endereço no seu Zimbra serão convertidos em “pastas”, contendo os endereços contidos nos grupos.

Os encaminhamentos de endereços, assinaturas, filtros e marcadores deverão ser reconfigurados no Gsuite após a migração, pois eles não serão migrados.

Sua conta Zimbra continuará acessível durante todo o processo de migração, e ficará disponível até o final de ano (mesmo após já realizada a migração de sua conta).
Assista ao vídeo elaborado pela STI/USP e disponibilizado no youtube:

Migração email USP – Gsuite Google – Passos importantes

https://www.youtube.com/watch?v=3zhgYiaPPKw

1 de abril de 2017

Manutenção na rede e no sistema telefônico da USP

Prezados usuários,

Seguem abaixo os comunicados de manutenção na rede USP e no sistema telefônico, previstos para ocorrer em 01/04/2017.

Comunicado de Manutenção nº 15/2017

Assunto: Manutenção de roteador do backbone USPnet

Descrição: Será realizada a atualização de firmware de roteador do backbone USPnet instalado no Data Center da Equinix.

Data: 01.04.17 (sábado)
Horário: Das 15:00h até às 20:00h

Período/Tipo de Indisponibilidade: Durante a janela estão previstas até 04 interrupções (reboot) do roteador por até 15 minutos cada. O sistema de telefonia (analógico e/ou VoIP) também poderá ficar indisponível durante as interrupções previstas.

Unidades afetadas: Todas as unidades da USP com serviços hospedados na nuvem e os sistemas de telefonia analógica e VoIP.

Após a janela de manutenção: Em caso de problemas, entrar em contato com o HelpDesk da STI pelo telefone (11) 3091-6436

Emitido por: CeTI-SP

 

Comunicado de Manutenção nº 16/2017

Assunto: Manutenção da rede Intragov

Descrição: Será realizada a migração da conexão física da rede Intragov para outro roteador no CeTI-SP.

Data: 01.04.17 (sábado)
Horário: Das 20:00h até as 23:55h

Período/Tipo de Indisponibilidade: Durante a janela de migração são esperadas até 04 interrupções, de até 15 minutos cada, para manobra física da fibra e convergência do roteamento.

Unidades afetadas: Todas unidades conectadas ao Intragov.

Após a janela de manutenção: Em caso de problemas, entrar em contato com o HelpDesk da STI pelo telefone (11) 3091-6436

Emitido por: CeTI-SP

Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Área 1
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..
Av. Trabalhador são-carlense, 400 - Pq. Arnold Schimidt
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP - Brasil
Telefones:
(16) 3373-9675 (Portaria Administração)
(16) 3373-9862 (Portaria Departamento)
(16) 3373-9767 (Lab. Ensino)