Todas as Notícias

01.04.2017 - Manutenção na rede e no sistema telefônico da USP

Prezados usuários,

Seguem abaixo os comunicados de manutenção na rede USP e no sistema telefônico, previstos para ocorrer em 01/04/2017.

Comunicado de Manutenção nº 15/2017

Assunto: Manutenção de roteador do backbone USPnet

Descrição: Será realizada a atualização de firmware de roteador do backbone USPnet instalado no Data Center da Equinix.

Data: 01.04.17 (sábado)
Horário: Das 15:00h até às 20:00h

Período/Tipo de Indisponibilidade: Durante a janela estão previstas até 04 interrupções (reboot) do roteador por até 15 minutos cada. O sistema de telefonia (analógico e/ou VoIP) também poderá ficar indisponível durante as interrupções previstas.

Unidades afetadas: Todas as unidades da USP com serviços hospedados na nuvem e os sistemas de telefonia analógica e VoIP.

Após a janela de manutenção: Em caso de problemas, entrar em contato com o HelpDesk da STI pelo telefone (11) 3091-6436

Emitido por: CeTI-SP

 

Comunicado de Manutenção nº 16/2017

Assunto: Manutenção da rede Intragov

Descrição: Será realizada a migração da conexão física da rede Intragov para outro roteador no CeTI-SP.

Data: 01.04.17 (sábado)
Horário: Das 20:00h até as 23:55h

Período/Tipo de Indisponibilidade: Durante a janela de migração são esperadas até 04 interrupções, de até 15 minutos cada, para manobra física da fibra e convergência do roteamento.

Unidades afetadas: Todas unidades conectadas ao Intragov.

Após a janela de manutenção: Em caso de problemas, entrar em contato com o HelpDesk da STI pelo telefone (11) 3091-6436

Emitido por: CeTI-SP

03.03.2017 - Migração do e-mail IFSC para plataforma "Gsuite for Education" do Google

A STI/USP fechou um contrato com o Google denominado "Gsuite for Education" em que o serviço de e-mail da USP será migrado para esta plataforma.

As contas de e-mail @usp.br já foram migradas e, a partir de abril de 2017, serão realizadas as migrações dos e-mails das Unidades, dentre elas o IFSC.

Em data oportuna, comunicaremos aos usuários IFSC como será realizado este processo de migração.

Abaixo seguem algumas informações adicionais do que será contemplado durante a migração da plataforma atual da USP (Zimbra Mail) para a nova plataforma do Google (Gsuite for Education).

A migração ocorrerá da sua área do sistema atual (Zimbra) para a plataforma GSuite Google. Assim, as mensagens que estão em sua área do Webmail Zimbra serão migradas. (Importante: As mensagens que já estão em seu cliente de e-mail , como Thunderbird, Outlook, Live Mail e outros, não serão migradas, permanecerão localmente em sua máquina).

O que será migrado:

  • as mensagens de emails com pastas e subpastas;
  • a lista de endereços;
  • a agenda.

O que NÃO será migrado:

  • mensagens classificadas como SPAM pelo filtro do Google;
  • mensagens com tamanho maior que 25 Mega (incluindo anexos);
  • mensagens de sistema (tais como, “Quota Warning”, aviso de cota excedida);
  • mensagens contidas em pastas compartilhadas de outros usuários;
  • mensagens com anexos compactados que tenham senha ou criptografia;
  • contatos sem email associado ou com erro de formatação;
  • encaminhamentos para outros endereços de e-mail;
  • assinaturas cadastradas;
  • filtros configurados;
  • tarefas cadastradas;
  • arquivos do Porta-arquivos;
  • todo e qualquer compartilhamento com outras pessoas.


As mensagens no Zimbra estão organizadas em pastas e subpastas e, quando forem migradas, as pastas serão convertidas em “Marcadores” (padrão de organização adotado pelo GSuite).

As listas de contato em seu Zimbra serão convertidos como “pastas de contatos” no GSuite, com todos os contatos que estavam na lista. Os grupos de endereço no seu Zimbra serão convertidos em “pastas”, contendo os endereços contidos nos grupos.

Os encaminhamentos de endereços, assinaturas, filtros e marcadores deverão ser reconfigurados no GSuite após a migração, pois eles não serão migrados.

Sua conta Zimbra continuará acessível durante todo o processo de migração, e ficará disponível até o final de ano (mesmo após já realizada a migração de sua conta).


Assista ao vídeo elaborado pela STI/USP e disponibilizado no youtube:

Migração email USP - GSuite Google - Passos importantes

https://www.youtube.com/watch?v=3zhgYiaPPKw

26.10.2016 - Lentidão de acesso à Internet (resolvido)

Desde às 10h do dia de hoje a Internet está apresentando lentidão de acesso.

Segue comunicado da CeTI-SP sobre as causas do problema e a solução.

A comunicação com a ANSP foi normalizada a partir das 13:00 e a RNP normalizou sua infraestrutura a partir das 16:00. O acesso a Internet está estável.

===========

Comunicado de Manutenção N. 45/2016 – Lentidão no acesso a Internet

Assunto: Lentidão no acesso a Internet

Descrição:  A comunicação com a Internet através da rede ANSP foi interrompida devido a falha de um equipamento (DWDM) por volta das 11:30h. 

A RNP, que fornece nosso link backup, também sofreu uma queda em parte da sua infra-estrutura por volta das 10:00h. Dessa forma, todos os seus clientes acessam a Internet através de um único ponto, o que deve causar uma lentidão para todos.

Ainda não temos uma previsão de retorno a normalidade por parte da ANSP e RNP.

Assim que tivermos novas informações emitiremos uma atualização acerca do acesso a Internet.

Data: (26.10.2016 - quarta-feira) 

Unidades afetadas: Todas.

Emitido por: CeTI-SP


 

08.11.2016 - Números finais do Censo de Informática de 2016

Prezados usuários,

A fim de informar nossa comunidade segue o número final para o ano de 2016 dos equipamentos de informática utilizados no IFSC.

O ScInfor/IFSC agradece a todos que contribuiram com o cadastro de seus equipamentos.

O número final de equipamentos cadastrados foi de 1608. Vale ressaltar que este número é composto por desktops, laptops, impressoras de rede, switches, access points, servidores e máquinas virtuais localizados na área 1 (1406 equipamentos) e área 2 (202 equipamentos) do IFSC no Campus de São Carlos.

Clique aqui para ler o relatório na íntegra.

19.10.2016 - Instabilidades no e-mail IFSC e USP

No dia 19/10, o sistema de e-mail da USP apresentou problemas de acesso e instabilidade, afetando a todos os usuários.

Em contato com o Atendimento da STI USP, obtivemos a informação que o gerenciador do sistema de e-mail da USP estava apresentando um problema ainda não diagnosticado por eles, o que não nos permitiu repassar aos usuários do IFSC a informação precisa do que estava ocorrendo. 

 

Veja abaixo o aviso sobre o problema, informado pela Equipe Mail USP:

 http://harappa.correio.usp.br/aviso/feed/?p=111